laerte MORRE - Após morte de Laerte, Virgílio, Helena e Luiza irão a Paris e assistirão a recital com Shirley

A última cena de "Em família" mostrará Luiza (Bruna Marquezine), Virgílio (Humberto Martins) e Helena (Julia Lemmertz) assistindo a um recital em homenagem a Laerte (Gabriel Braga Nunes) ao lado de Shirley (Vivianne Pasmanter), em Paris. No último capítulo, o músico será baleado por Lívia (Louise D'Tuani) logo após seu casamento com Luiza e morrerá.
A pianista ficará furiosa depois de ouvir uma conversa do músico com Verônica (Helena Ranaldi), em que ele a chamará de bobona sentimentaloide e dirá que não tem tempo para se preocupar com seus sentimentos. Ela, então, tomará a decisão de matá-lo na porta da igreja.
Quando Laerte cair no chão, quase morto, Helena, Shirley, Verônica, Luiza e Lívia ficarão a seu redor. Cada uma se lembrará de cenas de amor com ele, que ainda conseguirá olhar para cada uma delas. Por fim, se fixará em Lívia:
- Por quê? - perguntará, num sopro de voz.
Neste momento, chegarão ambulâncias e carros de polícia. Luiza e Shirley se agacharão e ficarão agarradas ao corpo. Um policial levará Lívia presa e ela resistirá, querendo olhar ainda mais para Laerte. Em seu último minuto de vida, o flautista observará a noiva e sorrirá. Selma (Ana Beatriz Nogueira) verá o filho morto e perguntará quem é, mas não terá resposta.
Depois de uma longa passagem de tempo, a mãe de Laerte aparecerá ao lado de seu túmulo, em Goiânia, fazendo tricô e falando com um casal desconhecido:
- Não foi simplesmente um flautista,  mas um dos maiores. Encantou o mundo da música e encantou as mulheres do mundo. Deixou muitas chorando. Eu e o meu marido temos um grande orgulho desse filho amado e também um bocado ingrato. Ingratidão é o nome de todos os filhos. E sofrimento o de todas as mães.
Shirley chegará com um buquê de flores e avisará que está com uma viagem marcada para Paris, para ver um recital de Leto (Ronny Kriwat). Selma contará que Luiza e Helena estiveram por lá semana passada, para visitar Felipe (Thiago Mendonça) e Sílvia (Bianca Rinaldi).
No Rio, Helena surgirá conversando com Chica (Natália do Vale) sobre o almoço para comemorar o aniversário da mãe. A leiloeira dirá que vai viajar para a Europa com Virgílio.
- E a Luiza? - perguntará Chica.
- Ah, vai com a gente. Filha solteira tem que acompanhar os pais - responderá Helena.
- Viúva, você quer dizer.
- Mãe, acha que se pode chamar de viúva, uma menina que ficou casada menos de uma hora?
Em outra cena, será mostrado o encontro de Luiza com amigos num restaurante, em que ela se lembrará de Laerte. Depois, a jovem irá ao galpão cultural e verá uma foto do músico na parede. Dulce (Lica Oliveira) perceberá que a ex-aluna ainda ama muito o marido:
- É curioso como a morte de uma pessoa amada sempre nos deixa um pouco de sentimento de culpa, ainda que não se tenha nenhuma razão para isso. Só vai acabar quando você encontrar um novo amor. Tão grande quanto o que perdeu.
- Nem sempre isso acontece - observará a jovem.
- Ah, sem pressa, acaba acontecendo - retrucará a professora, deixando Luiza sozinha, olhando a imagem do flautista.
Dias depois, a família vai comemorar o aniversário de Chica e, em seguida, Virgílio e Helena embarcarão com a filha para Paris e irão ao recital de Leto e Verônica (Helena Ranaldi). O trio vai se sentar junto com Cadu (Reynaldo Gianecchini) e logo Shirley chegará.
- Muita coincidência sentarmos todos juntos - dirá Luiza.
- Não há coincidência nenhuma. Não fui eu que mandei os convites para vocês virem, quando soube que estavam em Paris? Então... Mandei lugares ao lado dos meus - lembrará a milionária, fazendo todos rirem.
As luzes se apagarão, indicando que o espetáculo vai começar. Virgílio cochichará com Helena:
- Estamos começando uma nova lua de mel!
- Que será ainda melhor que a primeira - garantirá ela.
Leto e Verônica entrarão no palco e tocarão uma música composta por Laerte.